O presenteísmo é uma situação em que o colaborador vai trabalhar apesar de estar doente ou cansado, afetando sua produtividade e qualidade de trabalho.
Assim, essa situação é um problema que afeta negativamente a empresa, pois o mau desempenho é ruim para os negócios, mas também afeta negativamente a saúde dos trabalhadores, por isso é algo a ser entendido e evitado.
Afinal, o que é presenteísmo?
Ao pesquisar sobre o assunto, podemos encontrar duas definições para presenteísmo, são elas:
O presenteísmo acontece quando o colaborador está presente no ambiente de trabalho, mas dedicando parte do tempo de trabalho a outras atividades que não são relacionadas ao s...
[Leia mais]O presenteísmo é uma situação em que o colaborador vai trabalhar apesar de estar doente ou cansado, afetando sua produtividade e qualidade de trabalho.
Assim, essa situação é um problema que afeta negativamente a empresa, pois o mau desempenho é ruim para os negócios, mas também afeta negativamente a saúde dos trabalhadores, por isso é algo a ser entendido e evitado.
Afinal, o que é presenteísmo?
Ao pesquisar sobre o assunto, podemos encontrar duas definições para presenteísmo, são elas:
-
O presenteísmo acontece quando o colaborador está presente no ambiente de trabalho, mas dedicando parte do tempo de trabalho a outras atividades que não são relacionadas ao seu trabalho.
-
“Presenteísmo é uma situação em que o trabalhador vai trabalhar apesar de estar doente ou cansado, afetando sua produtividade e qualidade de trabalho.”
Assim,é importante ter em mente que um funcionário que exibe sinais de presenteísmo está tentando dar o melhor de si, mas, por uma razão ou outra, é incapaz física ou mentalmente de ser mais produtivo.
Ao contrário do absenteísmo, que é quando um funcionário frequentemente falta no trabalho ou falta devido a uma doença, o presenteísmo pode causar muito mais consequências no local de trabalho.
12 sinais do presenteísmo
Como um profissional de RH, gestor ou líder, existem sinais específicos de presenteísmo que você pode observar em sua equipe ou colegas de trabalho.
Se você notar algum destes sinais, em você ou em algum colega, é bom ficar alerta:
- maior quantidade de erros nas atividades que desempenha;
- diminuição da qualidade do trabalho e baixa produtividade;
- má gestão do tempo;
- dificuldade em realizar tarefas: algumas pessoas podem sentar em suas cadeiras por horas, mas possuem dificuldade para começar de fato fazer alguma coisa;
- trabalha enquanto está doente;
- exibe sinais de cansaço e exaustão;
- comportamento agressivo, emotivo, falta de energia e choro;
- ir trabalhar exausto, quando deveria ter tirado um dia de folga para descansar;
- sente que sua autoestima está ligada ao seu trabalho;
- continua a trabalhar mesmo após o expediente;
- responde e-mails tarde da noite para se manter em dia com as tarefas;
- evita faltar por doença por causa dos possíveis descontos no salário.
Se você percebeu 1 ou 2 sinais em algum colega, ele pode ter (ou estar desenvolvendo) presenteísmo.
Caso você tenha percebido 3 ou mais sinais, então você ou seu colega definitivamente tem um problema com presenteísmo.
Uma das maneiras pelas quais as empresas podem superar esses desafios é implementando programas eficazes de bem-estar. Programas que vão além de deixar os colaboradores trabalhar de pantufa ou arrumar uma mesa de sinuca no escritório.
Créditos: Com informações do Blog da Feedz