Através dos livros para gestores de RH, de documentários e outros materiais, é possível avançar para um outro nível na profissão.
Essa prática se aplica a todos os setores da empresa, já que os profissionais precisam atualizar o que aprenderam. Neste artigo você vai conhecer 10 livros que todo gestor precisa ler e que são fundamentais para o crescimento da carreira.
Livros para gestores de RH: por onde começar?
A responsabilidade que um gestor de RH tem nas mãos é enorme. Em seu dia a dia, ele precisa lidar com muitas decisões que irão impactar diretamente o resultado da sua equipe. Para isso, é preciso se aprofundar nos conhecimentos sobre liderança, gestão de p...
[Leia mais]Através dos livros para gestores de RH, de documentários e outros materiais, é possível avançar para um outro nível na profissão.
Essa prática se aplica a todos os setores da empresa, já que os profissionais precisam atualizar o que aprenderam. Neste artigo você vai conhecer 10 livros que todo gestor precisa ler e que são fundamentais para o crescimento da carreira.
Livros para gestores de RH: por onde começar?
A responsabilidade que um gestor de RH tem nas mãos é enorme. Em seu dia a dia, ele precisa lidar com muitas decisões que irão impactar diretamente o resultado da sua equipe. Para isso, é preciso se aprofundar nos conhecimentos sobre liderança, gestão de pessoas e resultados estratégicos da empresa.
E não há forma melhor de fazer isso, senão pelos livros e materiais que ajudam a desenvolver as habilidades técnicas e comportamentais dos profissionais.
Obras de Buckingham, Coffman, Charan e Bossid
O primeiro da lista é o livro de Marcus Buckingham e Curt Cofman, “Primeiro, Quebre Todas as Regras”. A obra chama a atenção para o fato de que os colaboradores de uma empresa precisam ser valorizados, levando em consideração a produtividade, lucratividade e satisfação do cliente.
Outra obra que merece atenção é de Ram Charan e Larry Bossid,“Execução: A Disciplina para Atingir Resultados”. A finalidade do livro é reforçar a importância de se criar estratégias e visões práticas da gestão de RH na empresa.
Livros de Peter Senge e Robert Sutton
O livro “A Quinta Disciplina” de Peter Senge trata da necessidade de criar um ambiente de aprendizagem dentro das empresas. O autor discorre sobre quais são as cinco disciplinas e as sete dificuldades que as pessoas encontram para desenvolvê-las.
Já na obra “Bom Chefe, mau chefe” de Robert Sutton, iremos ter uma visão de como deve ser um chefe bom e o que torna um mau líder. As dicas práticas citadas por ele nos levam a pensar sobre no que as empresas devem se aprofundar para tornarem isso sólido.
Guias de José Roberto Marques, Edson Carli e Cecília Bergamini
A obra “Construindo Profissionais de Sucesso”, de Edson Carli e José Roberto, traz conceitos sobre a construção de uma carreira sólida no mercado. Ademais, o livro se torna um guia para gestores e colaboradores desenvolverem as suas habilidades em um ambiente de trabalho propício.
Outro livro que precisamos citar é “Competência: a chave do desempenho” de Cecília Bergamini . A autora discorre a respeito das habilidades individuais dos colaboradores como vantagem competitiva nas organizações.
Sucessos de Idalberto Chiavenato, Vergara e Eduardo Davel
Uma leitura bastante recomendada é da obra de Idalberto Chiavenato, chamada “Gestão de Pessoas: um novo papel de Recursos Humanos nas Organizações''. Um dos livros para gestores de RH que merecem ser lidos e relidos, já que trata de seis ações que formam a base da gestão de equipe.
“Gestão Com Pessoas e Subjetividade'' é uma obra de Sylvia Constant Vergara e Eduardo Davel. O livro chama a atenção para a subjetividade da gestão de pessoas, elevando a forma de tratar as relações entre as pessoas.
Clássicos de Carlini, Tarcia e Maria Diva
A obra de Alda Carlini e Rita Tarcia intitulada “Administração de Recursos Humanos'' é um dos melhores livros para RH de acordo com os consultores do Jornal O Globo. As autoras guiam o leitor a pensar sobre a relação entre as tecnologias e os gestores de RH.
Outro livro que também merece destaque é “Planejamento de Recursos Humanos”, da autora Maria Diva. Na obra ela consegue responder e direcionar os gestores e líderes de empresas a buscarem mais conhecimento e associá-lo à tecnologia.
A importância de se adaptar e inovar
Diante do cenário constante de mudanças em que vivemos, principalmente na área profissional, adaptar-se é uma característica que gestores e colaboradores precisam ter.
Cabe à empresa proporcionar um ambiente de trabalho que estimule a criatividade e inovação nas atividades.
Como trazer essa inovação para as organizações? Através dos livros para gestores de RH, da busca por conhecimento específico na área, onde gestores dão o exemplo. O divisor de águas está na forma de lidar com a gestão de pessoas nas empresas, deixando o que é tradicional para trás.
Créditos: Com informações do Blog Convenia